Encontrar o nome certo para a sua inicialização pode ter um impacto significativo no seu sucesso. O nome errado pode fazer pior do que deixar de se conectar aos clientes; também pode resultar em negócios intransponíveis e obstáculos legais. Por outro lado, um nome claro e poderoso pode ser extremamente útil em seus esforços de marketing e branding.

 

1 – EVITE NOMES DIFÍCEIS DE SOLETRAR

Você não deseja que os clientes em potencial fiquem confusos sobre como encontrar sua empresa on-line (nunca entendi por que o “Flickr” foi escolhido como o nome do site de compartilhamento de fotos.) Você deseja evitar a necessidade de corrigir continuamente a versão incorreta do seu nome. Mantenha simples.

Por exemplo, você pode dizer ao cliente que usou cores brilhantes para refletir a personalidade da marca. Isso ajudará o cliente a entender o motivo por trás da escolha de uma determinada cor, fonte, formas, traços e outros aspectos. Explicar toda a história por trás do design do seu logotipo também fará o cliente pensar que você se importa com a marca.

2 – NÃO ESCOLHA UM NOME QUE POSSA LIMITAR O CRESCIMENTO DA SUA EMPRESA

Escolher um nome muito estreito pode causar problemas no caminho. Imagine se Jeff Bezos tivesse escolhido o nome “Livros Online” em vez de “Amazon”. Portanto, evite nomes como “Vestidos de noiva de São Francisco” ou “LugNuts Unlimited”. Você não deseja limitar seus negócios a um produto ou produto específico cidade.

3 – REALIZE UMA COMPLETA PESQUISA NA INTERNET

Depois de determinar o nome que você gosta, faça uma pesquisa na web sobre o nome. Na maioria das vezes, você descobrirá que outra pessoa já está usando esse nome comercial. Embora isso não seja um estraga-prazeres total, você deve fazer uma pausa.

4 – REGISTRE O DOMÍNIO .COM E .BR, NO MÍNIMO

Minha forte preferência é que você proteja o nome de domínio “.com.br” da sua empresa, em vez de alternativas como .net, .org, .biz ou outras extensões de domínio possíveis. Os clientes tendem a associar um nome .com.br a uma empresa mais estabelecida. Sem dúvida, alguém já será o proprietário do nome .com ou .com.br desejado, mas muitos proprietários de domínios estão dispostos a vender o nome pelo preço certo, mas para começar, isso não é uma alternativa.

Pense em adquirir o nome .com.br que você deseja como investimento comercial. Você pode verificar a disponibilidade de um nome de domínio em sites como GoDaddy.com ou registro.br e, se o nome do domínio for usado, muitas vezes você poderá rastrear o proprietário do nome do domínio e verificar se ele deseja vendê-lo. usando a ferramenta “Whois” no GoDaddy ou Registro.br.

Também pegue o nome da sua empresa desejada em sites populares de mídia social como Facebook, Twitter e Pinterest.

5 – USE UM NOME COM SIGNIFICADO

Idealmente, você deseja que o nome da empresa transmita algo significativo e positivo relacionado à sua empresa. As pessoas podem entender instantaneamente o que é o seu negócio? Embora nomes sem sentido como “Google”, “Yahoo” ou “Zappos” tenham algum apelo devido à sua atratividade, esses tipos de nomes custarão muito mais para a marca.

Alguns exemplos de nomes de domínio claros, simples e intrigantes incluem compre.com.br, youtube.com.br e tickets.com.br. Um nome de domínio como “OnlineTickets.com” é genial, pois transmite o significado da empresa e é útil para fins de otimização de mecanismos de pesquisa.

6 – FAÇA UMA BUSCAR POR REGISTRO DE MARCA

Faça uma pesquisa no site do INPI (http://www.inpi.gov.br/) para ter uma ideia se já existe uma marca registrada ou se é possível registrar a sua marca. Existem diversos tutoriais no youtube ensinando a fazer esta buscar até registrar sua marca.

7 – PERGUNTE A OPINIÃO DOS AMIGOS

Anote entre 5 e 10 possibilidades de nomes e depois converse com os amigos e familiares ou colegas de confiança. Obtenha feedback do seu público-alvo também. E verifique se o nome não tem conotações negativas (como quando a GM nomeou seu novo modelo de carro como “Nova” sem perceber que o nome significa “não vai” em espanhol).

 

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