“Existem três respostas para uma peça de design – sim, não e uau! Uau é a única resposta a procurar. ”- Milton Glaser

Projetar um logotipo é talvez o primeiro passo na construção de uma marca. Um logotipo não é apenas uma combinação de gráficos, símbolos ou fontes. Mas significa e representa uma marca a ponto de se tornar ainda mais identificável do que o nome da própria empresa.

É preciso dedidar muito tempo e esforço ao projetar um logotipo perfeito. Mas o designer de logotipo obtém sucesso absoluto quando seus desenhos são aprovados desde o início. Então, como garantir que seus projetos sejam aprovados na primeira reunião? Através da apresentação eficaz do logotipo!

A apresentação do logotipo é uma das partes vitais do processo de design do logotipo. Como designer de logotipo, você começa seu trabalho esboçando suas idéias por horas. Depois disso, você finalmente cria o design que acha que seria apreciado pelo cliente.

O trabalho de um designer gráfico exige mais do que apenas apresentar idéias criativas e habilidades técnicas. Isso induz muitos designers gráficos a serem showman, estrategista, vendedor, comerciante e gerente de projetos simultaneamente. É sem dúvida uma tarefa assustadora, mas ao mesmo tempo emocionante.

Geralmente, os clientes não têm muitas idéias sobre design gráfico. Eles não conhecem todas as nuances do design. É por isso que eles contratam designers gráficos profissionais. Mas os clientes fazem parte do processo de design do logotipo, porque, no final, eles são os clientes e dão a aprovação final. Portanto, é essencial elaborar um esquema de apresentação para que você possa justificar por que o logotipo específico é apropriado para a empresa.

Aqui estão algumas dicas sobre como estruturar sua apresentação de logotipo.

1 – EXPLIQUE A HISTÓRIA POR TRÁS DO SEU LOGOTIPO

Os logotipos são projetados após análise minuciosa da marca. O objetivo principal é dar uma identidade visual à marca e comunicar a mensagem da marca de forma eficaz. Portanto, antes de começar com a apresentação do logotipo, é essencial informar o cliente sobre os pensamentos e idéias que você teve ao criar o logotipo.

Por exemplo, você pode dizer ao cliente que usou cores brilhantes para refletir a personalidade da marca. Isso ajudará o cliente a entender o motivo por trás da escolha de uma determinada cor, fonte, formas, traços e outros aspectos. Explicar toda a história por trás do design do seu logotipo também fará o cliente pensar que você se importa com a marca.

 

2 – APRESENTE VARIAÇÕES DA SUA MARCA

Todo designer deseja que seus projetos sejam aprovados na primeira reunião. Eles querem que o cliente aprecie seu trabalho. Portanto, para aumentar as chances de aprovação de seus designs, é recomendável apresentar diferentes variações do logotipo.

Múltiplas opções não só ajudarão você a causar uma boa impressão, como também a oportunidade de levar a conversa adiante.

3 – FALE DAS CARACTERÍSTICAS

Ao mostrar a apresentação do design do logotipo a um cliente, não pergunte o que eles pensam. Isso pode confundir o cliente. Como você é o designer, o cliente pode esperar que você explique o que torna o logotipo específico útil para seus negócios ou empresa. Portanto, para aumentar as chances de aprovação do design na primeira tentativa, é sempre aconselhável falar sobre os recursos do logotipo.

Por exemplo, a Amazon tem um logotipo de marca de palavra com uma seta sorridente começando em ‘A’ e terminando em ‘Z’. Ele transmite com sucesso uma mensagem de que os clientes podem encontrar tudo o que desejam em seu site. Semelhante a isso, você também pode explicar ao cliente como seu design está comunicando o objetivo da marca. Dessa forma, você fornece ao cliente uma base para opinar sobre o design.

4 – APRESENTE A LOGO EM SITUAÇÕES PRÁTICAS

Depois de analisar seus projetos, o cliente pode duvidar se o design funcionaria ou não para os negócios deles. Portanto, outra ótima dica é adicionar um slide na apresentação do seu logotipo, onde você poderá apresentá-lo em situações práticas. Faça com que seu cliente veja como o design ficará na embalagem de seus produtos, folhetos, cartões de visita ou design de sites.

Para fazer isso, você não precisa imprimir o logotipo. Tudo o que você precisa fazer é obter algumas imagens geradas por computador desses materiais e do logotipo. Você também pode usar maquetes do Photoshop. Dessa forma, os clientes podem ver o logotipo em situações da vida real.

5 – FAÇA PARECER PROFISSIONAL

Sempre que você está lançando uma perspectiva, é essencial criar uma apresentação profissional e envolvente. Aqui estão algumas dicas para criar uma apresentação:

A – Comece com o slide de introdução que gera interesse:

Em vez de começar diretamente com o design, faça um único slide explicando a natureza do negócio. Embora o cliente saiba tudo sobre os negócios do cliente, a adição desse slide na apresentação do logotipo fará com que ele pense que conhece bem a marca.

B. Atenha-se à simplicidade:

Para tornar a apresentação mais bonita e colorida, as pessoas criam slides com designs sofisticados. Mas na apresentação do design do logotipo, é aconselhável manter os designs simples e limpos. Seu objetivo final é chamar a atenção do cliente para seus designs de logotipo e não para outros designs.

C. Destaque um ponto em cada slide:

Se você tiver diferentes variações do logotipo, explique-as uma a uma. Não coloque todos os designs em um único slide. Isso pode confundir o cliente em absorver todas as informações. Sob todo design, adicione conteúdo que explique o recurso exclusivo de cada design. Mas certifique-se de manter o volume mínimo de texto em cada slide.

6 – FIQUE CALMO E CONFIANTE

No final da apresentação, os clientes podem fazer algumas perguntas. Eles podem testar sua confiança e paciência. Portanto, durante a apresentação do logotipo, fique calmo e confiante. Tente ouvir o feedback com atenção. Lembre-se de que eles conhecem melhor os negócios e o público-alvo do que você.

Toda vez que eles fizerem uma pergunta, chame a atenção para os objetivos de negócios com os quais ambos concordaram. Não permita que o cliente enfatize a opinião pessoal. Faça o cliente reconhecer as qualidades profissionais do design.

Portanto, essas são nossas dicas poderosas que você deve considerar ao criar seu logotipo. No entanto, você pode deixar tudo comigo, preenchendo o formulário abaixo ou clicando no botão verde para contato via whatsapp. Será um prazer.

CONCLUSÃO

Sua apresentação do logotipo é a história do seu trabalho. É a oportunidade de conquistar o coração dos clientes. Se você pode passar horas criando designs incríveis, faz sentido gastar mais uma hora na apresentação do logotipo. Afinal, você deseja que seu trabalho seja apreciado e aprovado.

 

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